Metodologia e validação para a construção de gatilhos motivacionais em sistemas persuasivos computacionais para mudança de comportamento.

Fernanda Mota, Viviani Kwecko, Fernando Tolêdo, Sam Devincenzi, Fabiana Zaffalon Ferreira, Alessandro Bicho, Silvia Silva da Costa Botelho

Resumo


A principal contribuição deste trabalho é o desenvolvimento de um modelo de gatilhos que atuam na mudança de motivação do indivíduo para realizar uma atividade específica. Para validar o modelo, desenvolvemos um estudo de caso focado no uso lógico-racional dos recursos de energia elétrica. Este estudo foi realizado na Espanha e no Brasil a fim de avaliar possíveis semelhanças ou diferenças entre os tipos de motivação e comportamentos sustentáveis. A identificação do perfil motivacional possibilita a organização de mensagens motivacionais (gatilhos) que, quando enviadas a usuários de tecnologias móveis, podem potencializar o processo de aprendizagem onipresente neste trabalho relacionado à educação ambiental. A abordagem metodológica utilizada neste trabalho foi uma análise qualitativa e quantitativa. A análise qualitativa foi desenvolvida por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, que é um método que permite ao pesquisador conhecer e descrever opiniões e representações descritivas, permitindo delinear perfis de comportamento. A análise quantitativa foi feita através da média, desvio padrão das respostas dos especialistas de um instrumento para avaliar a clareza, pertinência e neutralidade das informações do gatilho. Além disso, também desenvolvemos um instrumento para avaliar a relação entre motivação e os gatilhos, a fim de observar quais gatilhos estão relacionados a cada tipo de motivação. A partir desses procedimentos, desenvolvemos nosso modelo de pesquisa, que visa no seu processo final verificar se as mediações de aprendizagem ubíquas nos processos motivacionais dos indivíduos são capazes de mudar seu comportamento, tornando-o mais sustentável. O processo de aquisição de conhecimento caracterizado pela aprendizagem onipresente consiste em um tipo de aprendizagem aberta que pode ser obtida em quaisquer ocasiões e contextos a partir do uso de artefatos tecnológicos.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.368