Uma Plataforma Integradora da Educação no Território Inteligente

Douglas Rolim, Larysse Silva, Thais Vasconcelos Batista, Frederico Lopes, Everton Cavalcante, Nelio Cacho, Jair Leite, Betania Leite Ramalho

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o SGeoL-Educ, uma plataforma integradora que alia georreferenciamento de dados de uma cidade a informações educacionais provenientes de diversas fontes. O SGeoL-Educ viabiliza a análise integrada, multidimensional e territorializada da educação escolar considerando a correlação dos dados de educação com informações do território onde as escolas estão inseridas, trazendo à tona informações que ficariam obscuras em uma visão clássica, unidimensional. Além de integrar informações, a plataforma permite visualizar informações sobre mapas, fazer consultas cruzando dados de diferentes fontes e provê a espacialização dos resultados e a produção de documentos cartográficos sobre fatores de vulnerabilidades socioeducativas, notadamente aquelas que alcançam maior expressão no contexto escolar situado no território. O SGeoL-Educ foi instanciado para a cidade do Natal-RN integrando informações provenientes de várias fontes, tais como (i) dados geográficos sobre o território da cidade, (ii) dados de segurança e (iii) dados de desempenho e censo escolar fornecidos pela Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2018.208