GROUPROFILE: Um Modelo de Gerenciamento de Perfis de Grupos de Aprendizes

Adalto Selau Sparremberger, Jorge Barbosa, João Gluz

Resumo


Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) facilitam as atividades de Aprendizado e Educação a Distância (EaD). Contudo, se por um lado os AVAs facilitam a realização dos cursos EaD, também podem acarretar em um distanciamento entre professor e alunos. Este distanciamento ocorre porque os professores nao possuem contato físico com os alunos, acarretando na dificuldade de identificar o perfil (características, gostos, problemas, sentimentos) de cada aluno e da turma. Visando minimizar esta lacuna, este trabalho propoe˜ um modelo denominado GrouProfile. Este modelo permite o gerenciamento de perfis de grupos de aprendizes baseado em historicos de contextos, levando em consideração métricas para mensurar proatividade, reatividade e interesse dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1687