CoDiVision: Uma Ferramenta para Apoio na Avaliação de Estudantes no Ensino de Programação.

Vanderson Moura, Irvayne Ibiapina, Werney Ayala Luz Lira, Pedro Santos Neto

Resumo


Neste trabalho é apresentada a ferramenta CoDiVision, desenvolvida para inferir o nível de contribuição de desenvolvedores em um projeto de software. Tal ferramenta pode ser usada para apoiar professores a realizarem a avaliação de estudantes em disciplinas ligadas ao ensino de programação. Por meio da utilização dessa ferramenta, os instrutores podem avaliar a contribuição individual de estudantes em trabalhos feitos em grupo, que são bastante comuns em disciplinas de programação, pois permitem exercitar diversas atividades ligadas ao trabalho em equipe, porém, tornam o processo de avaliação individual mais complexo. A CoDiVision foi utilizada na avaliação de estudantes em trabalhos desenvolvidos em grupo, durante uma disciplina visando ensinar o desenvolvimento de software. Os resultados obtidos mostram que a ferramenta gera informações fundamentais para auxiliar na avaliação de estudantes, especialmente no que se refere a atribuição de notas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1567