Web 3.0 - Os Rumos da Web Semântica e da Web 2.0 nos Ambientes Educacionais

Seiji Isotani, Riichiro Mizoguchi, Ig Ibert Bittencourt, Evandro Costa

Resumo


Resumo: Com os grandes avanços da Internet duas linhas de pesquisa estão em crescente expansão. A primeira delas é a Web Semântica que desenvolve tecnologias que permitem ao computador compartilhar e manipular as informações contidas na Web de forma adequada e inteligente. E a segunda é a Web 2.0 onde os usuários são beneficiados por diversas ferramentas para compartilhar e construir “conhecimento” de forma simples, interativa e colaborativa. O objetivo deste trabalho é estimular as pesquisas nacionais nestas áreas apresentando o estado da arte sobre o uso da Web Semântica e da Web 2.0 no cenário educacional e a recente interseção destas tecnologias para promover a nova geração de ambientes educacionais para Web 3.0.

Abstract: With the great advances of Internet two fields of research are in increasing expansion. The first one is the Semantic Web which develops technologies that allows for computers to share and to manipulate the information on the Web in an appropriate and intelligent way. And the second one is the Web 2.0 where users can use several tools to share and to build “knowledge” in a simple, interactive and collaborative way. The main objective of this work is to stimulate the national research on these fields presenting the state of the art on the Semantic Web and Web 2.0 in educational contexts. Furthermore we will also present the recent research directions in which these two fields intersects to promote the new generation of educational environments for the Web 3.0.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.785-795