PAT2Math + Handwriting: Evoluindo Sistemas Tutores de Matemática com reconhecimento da escrita à mão

Felipe Morais, Patricia Jaques

Resumo


Sistemas Tutores Inteligentes (STIs) de Matemática ainda usam os métodos tradicionais de entrada, como o teclado e mouse do computador. Essa  forma de interação expõe os alunos a uma Carga Cognitiva Irrelevante extra, por envolver recursos com os quais os alunos nao estão acostumados, o que pode prejudicar a aprendizagem. Este artigo apresenta uma ferramenta para STIs de Matemática que utiliza a escrita à mão dos alunos como entrada de dados. Essa ferramenta foi integrada ao STI algébrico PAT2Math para uma avaliação experimental com 48 alunos de uma escola pública, que seguiu um desenho de grupo de controle e grupo experimental com pré e pós testes e um pós questionário. Embora não tenha sido possível identificar uma diferença estatística entre os grupos, as respostas dos questionários sugerem que o uso da escrita à mão provê uma maior facilidade para a inserção de equações em STIs de Matemática, quando comparada com teclado e mouse.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1237