Ambiente Digital para Ensino e Acompanhamento Personalizado de Estudantes com Autismo: proposta com Uso de Dispositivos Móveis

Martony Silva, André Soares, Priscila Benitez

Resumo


Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) podem apresentar dificuldades relacionadas à aprendizagem acadêmica e para tal, são propostas estratégias diferenciadas, com uso de recursos tecnológicos, orientados por uma equipe profissional interdisciplinar. Este trabalho propõe uma estratégia de ensino com uso de uma aplicação para tablet. Como diferencial, o profissional pode elaborar as atividades com base no currículo da criança por meio de um software WEB. O ambiente digital – mTEA – foi avaliado em três estudantes com TEA e por uma profissional. Os resultados mostram que o ambiente permitiu a criação de atividades específicas para a demanda curricular de cada estudante com TEA, elaborado e aplicado por profissionais com conhecimentos básicos em computação, de maneira flexível e personalizada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.1047