Uma Aventura no Espaço com a Nave Mário Schenberg: Ambiente Colaborativo em Realidade Virtual para Aprendizagem de Ciências

Irene Karaguilla Ficheman, Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Joyce Saul, Leandro Coletto Biazon, Maria Alice Camargo, Marta Silvia Maria Mantovani, Marcelo Knörick Zuffo, Roseli de Deus Lopes

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta um ambiente colaborativo em Realidade Virtual para aprendizagem de Ciências. Batizada de Nave Mário Schenberg, é uma instalação fixa ambientada em forma de nave espacial, onde um grupo de aprendizes vivencia uma “aventura no espaço”. A Nave é composta de seis estações de trabalho com jogos colaborativos e não competitivos onde os aprendizes interagem para cumprir uma missão. A missão consiste em salvar uma população de um planeta distante ameaçada pelo seu sol, prestes a explodir. Avaliações iniciais da Nave foram realizadas com alunos e professores e mostraram as múltiplas dimensões de aprendizagem que a instalação oferece.

Abstract: This paper presents a collaborative learning environment that uses Virtual Reality and is applied to learning Science. Named the Nave Mário Schenberg, it has a spaceship-like scenario, where a group of learners can experiment an “adventure in space”. The installation consists of six workstations with collaborative but not competitive games, where learners interactive to accomplish a mission. This mission consists on rescuing a population on a distant planet threatened by their almost exploding sun. Preliminary tests with students and teachers showed multiple learning dimensions for this environment.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.746-755