aBoard: Uma Plataforma para Educação Inclusiva a partir de Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa

Natália Franco, Thiago Lima, Augusto Lima, Edson Silva, Rinaldo Lima, Ticia Cavalcante, Robson Fidalgo

Resumo


Pessoas com deficiência na comunicação precisam de uma Educação Inclusiva (EI) e de recursos específicos para desenvolver o seu potencial e melhorar a sua aprendizagem. Neste contexto, este artigo apresenta a Plataforma aBoard, um conjunto de softwares gratuitos e em nuvem para Comunicação Aumentativa e/ou Alternativa (CAA) que pode ser adaptada para atividades pedagógicas da EI (e.g., ensino de letras, números e rotinas). Esta plataforma é avaliada em comparação com soluções similares no que tange a funcionalidades específicas para aplicações de CAA e à aderência às heurísticas de Nielsen. O aBoard se destaca das demais soluções configurando-se como uma ferramenta adequada para o contexto do ensino público inclusivo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.977