Blinds, Basic Education: jogo digital inclusivo para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência visual

Kayo Santana, Claudia Pinto Pereira, André Fernandes, Ana Jaize de Oliveira Silva Santos, Rafael Macedo

Resumo


Pessoas com deficiência visual necessitam de um contexto educacional com um olhar apurado para suas especificidades, de modo a contemplar e estimular suas habilidades e sentidos remanescentes. A utilização de jogos digitais pode fortalecer o ensino e aprendizagem em relação aos métodos tradicionais, proporcionando o conhecimento através da brincadeira e permitindo a autonomia e reflexão dos conteúdos abordados. O presente trabalho tem, portanto, como objetivo principal, a avaliação e aceitação do jogo Blinds, Basic Education (BBE) um jogo digital multidisciplinar que se assemelha ao tradicional jogo da velha e é capaz de exercitar vários componentes curriculares, o raciocínio lógico e até mesmo a percepção de espaço e memorização.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.877