Avaliando a Viabilidade do BlackBox em Sala de Aula: Um Jogo Sério para Ensino de Teste Funcional de Software

Nayara Araujo, Rosiane Machado, Davi Viana, Luis Rivero

Resumo


Conceitos sobre técnicas de teste funcional (que avaliam as saídas do software com relação às suas entradas) são abordados em cursos de computação para avaliar a qualidade do software desenvolvido. Apesar da existência de jogos educacionais para o ensino de teste de software, poucos consideram conceitos sobre teste funcional de forma específica, ou possuem poucas fases. Considerando as dificuldades de utilização dos jogos existentes, neste artigo é apresentado o jogo BlackBox para o ensino de teste funcional. Ao avaliar o jogo com 39 alunos, o mesmo apresentou uma experiência de uso positiva. Além disso, foram identificados indícios sobre a associação dos conceitos com as missões do jogo e oportunidades de melhoria.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.817