Jogo Conhecendo o Espaço do Museu de Oceanografia: utilizando interface natural no processo de ensino aprendizagem

Michael Lopes Bastos, Paulo César Marques, Mayra Dantas, Luziane Nunes da Silva, Jacqueline Santos Silva-Cavalcante

Resumo


A Interação Natural pode ser uma boa alternativa para diversificar a forma como os conteúdos são transmitidos. Fazer com que o usuário interaja de maneira mais direta com o assunto, e através de desafios instigá-lo a querer conhecer cada vez mais, possibilita o ensino de maneira espontânea, promovendo um melhor engajamento com um assunto de difícil transmissão. Visando isso, o jogo Conhecendo o Espaço foi criado. A aplicação tem como objetivo fornecer ao usuário curiosidades sobre os planetas do nosso Sistema Solar, através de um ambiente lúdico e com interatividade natural, que é feita através do uso do sensor Microsoft Kinect. O projeto como um todo foi realizado utilizando um processo experimental onde foram executadas atividades de Identificação de Tema, Levantamento de Informações, Game Design, Projeto de Interface, Implementação e Validação de maneira consecutiva. Todas as avaliações do processo de validação foram extremamente positivas, desde os monitores do Museu de Oceanografia até a fase de submissão do relatório final, ficando apenas para trabalhos futuros a realização de testes com o público-alvo do jogo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.555