Blinds, Education And Mathematics: Objeto De Aprendizagem Sobre As Operações Básicas Da Matemática Com O Uso Dos Recursos De Síntese E Reconhecimento De Voz

Rafael Macedo, Claudia Pinto Pereira, André Fernandes, Kayo Santana, Ana Jaize de Oliveira Silva Santos

Resumo


Para garantir dignidade ao ser humano, é imprescindível que seus direitos sejam atendidos, mesmo diante de suas limitações e dos desafios impostos. O uso de novas tecnologias de comunicação e informação (TIC) possibilitam um grande avanço em relação à inclusão destas pessoas, em diversos âmbitos da sociedade. Neste sentido, será apresentada a nova versão da ferramenta BEM (Blinds, Education and Mathematics), um objeto de aprendizagem que possibilita o ensino e a aprendizagem das operações matemáticas para pessoas com e sem deficiência visual, permitindo, não só a inclusão sociodigital dos sujeitos, como também o auxílio na compreensão da matemática. Nesta versão, além da síntese de voz, para a saída de informações, o BEM apresenta seu novo recurso de interação com o jogo: o reconhecimento de voz. Neste artigo, também são apresentados resultados de testes parciais que objetivaram a validação do correto funcionamento da aplicação com o reconhecimento de voz.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.445