ALCity: Uma Ferramenta de Autoria para o Desenvolvimento de Jogos Móveis Baseados em Localização para Apoiar o Processo de Ensino

Ivan Rodrigues de Moura, Carleandro de Oliveira Nolêto, Igor Feliciano Simplicio Revoredo

Resumo


O desenvolvimento de novas formas de ensino e algo desafiador, podendo ser considerado complexo de ser implementado. Uma das ferramentas existentes que possui o potencial para suprir tal necessidade e o jogo móvel baseado em localização (JMBL), pois tem como característica ser uma atividade de entretenimento, facilitando assim o processo de aprendizado. Este artigo concebeu uma ferramenta de autoria intitulada ALCity (Locative Adventures in the City), que permite professores desenvolverem JMBLs com a integração do recurso de realidade aumentada, com o proposito de apoiar o processo de ensino e aprendizado. A usabilidade da ferramenta de autoria concebida foi avaliada por um conjunto de professores experientes. A partir desta avaliação, observou-se que a ALCity consegue, de forma eficiente, auxiliar o processo de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.435