As Principais Dificuldades Encontradas Durante o Processo de Produção de Objetos de Aprendizagem

João Guterres, Milene Silveira

Resumo


A produção de objetos de aprendizagem está passando por um período de adequações e refinamentos principalmente pela inserção dos dispositivos móveis nas escolas e universidades, além de novas tecnologias emergentes que possibilitam a elaboração de recursos com alta interatividade. Com a complexidade deste cenário, novas dificuldades têm surgido na produção desses recursos. Nesse âmbito, discutimos dificuldades encontradas em uma pesquisa que envolveu revisão de literatura e entrevistas com integrantes de nove centros brasileiros de produção de objetos de aprendizagem. Por meio de análises, foi possível apontar algumas soluções para muitas das dificuldades enfrentadas pelos centros, incluindo a adoção de métodos e técnicas da Engenharia de Software e Interação HumanoComputador, visando a qualificação da produção dos objetos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.294