Mapeamento Sistemático sobre Sistemas de Recomendações Educacionais

Victor Ferreira, Germano Vasconcelos, Rozelma França

Resumo


Tendo em vista a necessidade de considerar as especificidades dos estudantes em seu processo de aprendizagem, sistemas de recomendações educacionais (SRE) podem ser usados nesse processo, sugerindo materiais que apoiem a construção do conhecimento dos educandos, considerando seus interesses e necessidades. Neste contexto, este trabalho visa identificar o estado atual da pesquisa sobre SRE no Brasil, pela realização de um mapeamento sistemático de literatura. A pesquisa contou com a análise de estudos publicados nos últimos cinco anos nos principais veículos científicos de Informática na Educação no país: SBIE, WIE e RBIE. Os resultados reportados dizem respeito à evolução histórico das publicações sobre SRE no Brasil, as instituições envolvidas nas pesquisas, o público-alvo, os recursos recomendados, as técnicas de recomendação mais utilizadas, como também sobre a avaliação desses sistemas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2017.253