Raciocíınio Baseado em Casos para auxílio a Alunos na Resolução de Problemas por Analogia – Uma abordagem para Representação e Recuperação de Casos

Gilson Pereira dos Santos Júnior, Evandro de Barros Costa, Joseana Macêdo Fechine

Resumo


Resumo: Programadores experientes recorrem, constantemente, a soluções passadas e as adaptam para solucionar novos problemas, evitando, desta forma, a criação de uma solução sem informações a priori. Entretanto, alunos iniciantes em programação sentem dificuldades em perceber as analogias entre os problemas, resultando em pouca reutilização de soluções. Para auxiliar o aluno no aprimoramento das habilidades de resolução de problemas por meio de analogias é proposta a utilização de um sistema de raciocínio baseado em casos (RBC) que recupera problemas de programação similares ao que o aluno está resolvendo. Para o desenvolvimento desse RBC é primordial representar adequadamente o caso, a partir de atributos significativos ao domínio tratado, e analisar os algoritmos de recuperação adequados a esta representação. Este trabalho apresenta um relato sobre a representação e recuperação de casos no domínio de resolução de problemas de programação.

Abstract: Experts programmers, constantly, recover to past solutions to solve new problems, avoiding the creation of a solution without a priori information. However, beginner programming students have difficulties in realizing the sim- ilarities between the problems, resulting in little reuse of solutions. To help the student to improve the skills for resolving problems through analogies we propose a system of cases based reasoning (CBR) that recovery programming problems similar to the one the student is solving. For the development of the CBR is essencial to represent the case using relevant attributes related to the domain been considered and examine the recovery of appropriate algorithms to this representation. This work presents a report on the representation and retrieval of cases in field-solving programming.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.593-602