Notificação para ação: uso de notificações para apoio a aprendizes e mediadores de fóruns de cursos a distância

Denise Filippo, Hugo Fuks, Carlos J. P. de Lucena

Resumo


Resumo: Neste trabalho é apresentado 2 ciclos de uma pesquisa-ação nos quais é investigado o uso de um serviço de notificações para prover suporte aos mediadores e aprendizes de fóruns de discussão de um curso a distância. Num ambiente assíncrono como o dos fóruns, os participantes devem verificar regularmente o ambiente para saber se novas mensagens foram enviadas, se outros participantes estão online e prestes a enviar uma mensagem ou se querem entrar em contato através de outros serviços de comunicação. Notificações informando sobre o desenvolvimento da discussão possibilita que os participantes decidam o que fazer em seguida. Sem estas informações, eles não coordenam suas atividades em função do andamento do grupo e perdem oportunidades de se comunicarem sincronamente. No serviço investigado neste trabalho, a notificação é apresentada em janelas pop-up. A notificação investigada no primeiro ciclo da pesquisa-ação recebeu o nome de notificação-ação no segundo ciclo, pois passou a incluir links e botões para possibilitar o acesso direto ao ambiente virtual, evitando a necessidade de se abrir o navegador, logar-se e navegar até a página desejada.

Abstract: In this work, a notification service to support learners and mediators of online course forums are investigated through 2 action research cycles. In an asynchronous setting as a forum, participants need to check the discussion frequently to know if there are new messages, whether and when mediators and learners are working and if they are about to send messages. Notifications about the unfolding of a forum allows them to decide what to do next. In the absence of this awareness information, participants cannot organize their activities according to the group and waste opportunities to communicate. Notifications presented in popup windows investigated in the first action research cycle evolved to “action notifications” in the second one, as they enable direct access to services in the web interface through links and buttons.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.461-467