Mapas Conceituais como Árvore Navegacional de Conteúdos Web: Um estudo de Caso sobre o Cognitor

Junia C. Anacleto, Alessandro J. F. Carlos, Aparecido Fabiano P. de Carvalho, Ana Luiza Dias, Marcos Alexandre Rose Silva

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso sobre a aprendizagem de conteúdos utilizando o Cognitor, um framework para edição de conteúdos didáticos considerando princípios pedagógicos. A proposta que está por trás do Cognitor é que os hiper documentos que vão ser utilizados para e-learning precisam ser planejados e editados de acordo com questões pedagógicas, a fim de tornar possível uma aprendizagem eficaz. O estudo de caso desse artigo centra-se na árvore de navegação de aprendizagem conteúdo gerado pelo Cognitor. Cognitor apóia a composição dos mapas conceituais para organizar os conteúdos didáticos e gera a árvore de navegação automaticamente, proporcionando uma interação simples e intuitiva.

Abstract: This paper presents a case study on exploring learning content generated by using Cognitor, a framework for editing learning content taking into account pedagogical principles. The proposal behind Cognitor is that hyper documents that are going to be used for e-learning need to be planned and edited according to pedagogical issues in order to make possible an effective learning. The case study of this paper focuses on the navigational tree of learning content generated by using Cognitor. Cognitor supports the composition of Conceptual Maps for organizing the learning content and generates the navigational tree of the hyper document automatically from it, providing a simple and intuitive interaction.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.420-429