Interoperabilidade de Unidades de Aprendizagem do IMS Learning Design em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Luiz Augusto Matos da Silva, Luciano Porto Barreto

Resumo


Resumo: A diversidade de conteúdo, formatos e representação de material didático na Internet tem motivado a adoção de padrões que facilitem a interoperabilidade entre ambientes virtuais de aprendizagem. Este trabalho descreve a concepção e avaliação de uma ferramenta computacional, denominada LD Player, que permite modelar e apresentar Unidades de Aprendizagem do padrão IMS Learning Design em ambientes virtuais de aprendizagem distintos. Essa abordagem foi validada através da modelagem de dois estudos de caso realizados na Universidade Federal da Bahia.

Abstract: Nowadays we perceive a huge diversity of content, format and representation of educational material on the Internet. Such diversity has motivated the adoption of standards in order to make virtual learning environments interoperable. This paper describes the design and evaluation of LD Player – a tool that allows the modeling and presentation of Units of Learning of the IMS Learning Design standard in existing virtual learning environments. Our approach has been validated through the modeling of two case studies realized in our University.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.390-399