Gestão da Informação na Escola Pública Estadual do Paraná: Aplicabilidade Pedagógica do Sistema de Informação do Registro Escolar

Selma Maria Costa de Oliveira, Maria do Carmo D. Feritas, Cineiva Campoli Paulino Tono

Resumo


Resumo: Pesquisa que examina as estratégias metodológicas de uso das informações provenientes do Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), a partir da experiência dos pedagogos da escola pública estadual paranaense. Analisa-se, também, a forma de interferência desses gestores sobre o planejamento escolar e suas proposições no contexto político e pedagógico da escola, a partir das informações emanadas do SERE. Da pesquisa de campo realizada, constata-se a subutilização do sistema de registro escolar como recurso de informação estratégico na gestão da escola e propõe-se, como necessidade denotada, a capacitação do pedagogo para desenvolver o trabalho de gestão da informação para nortear a gestão escolar.

Abstract: Methodological strategies of the use of information provided by the School Record State System (Sistema Estadual de Registro Escolar - SERE) is examined, based on the experience of the pedagogues from the state’s public school of Paraná. The way these managers intervene in the school planning, as well as their propositions in the school’s political and pedagogical context, are also analyzed based on information acquired from SERE. From the field research carried out, the underuse of the school record’s system as a source of information for the school management is seen and it is offered, as a specific necessity, the training of the pedagogues to carry out the information management task in order to guide the school management.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.309-319