Dialogismo: a idéia de gênero discursivo aplicada ao desenvolvimento de software educativo

Flávia Peres, Luciano Meira

Resumo


Resumo: Este artigo discute o uso da noção de “gênero discursivo” como parte de um método para o desenvolvimento de software educativo. Registramos e analisamos a atividade de engenheiros e designers em uma fábrica de software, seguimos os artefatos ali construídos e analisamos a atividade de seus usuários. Concluímos que é crucial conhecermos as práticas dialógicas em que se engajam alunos e professores, e que seria muito proveitoso modelar tais práticas nos softwares que desenvolvemos.

Abstract: This article presents our use of the literary notion of "discursive genre" as a component of methods for educational software development. We observed designers' and engineers' activity in a Software House, followed the many phases a piece of software undergoes from development to usage in wider contexts, and analyzed users' activities with the software. We concluded that our knowledge of teachers’ and pupils’ dialogical practices is critical to educational software development, and that we would greatly profit from modeling those practices to software.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.249-258