Desenvolvimento de Sistema Computacional para auxílio ao Desenvolvimento da Audição em Crianças Escolares

Elisangela Maschio de Miranda, Anita Maria da Rocha Fernandes, Sheila Andreoli Balen, Simone Mariotto Roggia, Karla Jean Zimmerman, Sinara dos Santos Hütner, Willian Norberto Westphal, Raphael Poolney Teixeira de Jesus, Mariane Perin da Silva, Ademir Antonio Comerlatto Junior

Resumo


Resumo: O SARDA tem por objetivo reduzir/eliminar dificuldades de linguagem e/ou aprendizagem em crianças portadoras de distúrbios auditivos ou deficientes auditivos, bem como para promover o desenvolvimento de habilidades auditivas em crianças ouvintes. Este artigo descreve o desenvolvimento do SARDA e os resultados de sua aplicação no contexto educacional. O mesmo foi aplicado em alunos da segunda série de uma Escola Municipal em Itajaí, SC e observou-se na análise dos resultados melhora nas habilidades de integração e separação binaural medidas pelo teste de dissílabos alternados, bem como de consciência fonológica. Com base nestes resultados iniciais pode-se concluir que o SARDA é um sistema que poderá ser útil aos professores como um instrumento auxiliar para o desenvolvimento dos alunos, promovendo assim a saúde e educação das mesmas.

Abstract: SARDA was developed to reduce/eliminate the language and/or learning difficulties in children with hearing issues or auditive disturbs, as well to improve the development of hearing skills in listener children. This paper describes SARDA's development and the results in its application in the educational context. The same was applied in second grade students of a municipal school in Itajaí, SC and the results showed an increase in the abilities of integration and binaural separation measured by the alternate disyllable test, as well as phonological conscientiousness. Based in this preliminary results we can conclude that SARDA is a system that can be useful to teachers as an helpful instrument for the students development, promoting health and education for them.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.208-218