Concepção de um ambiente baseado em Workflow Flexível para apoio ao auto-planejamento discente

Ernesto Steinmetz, Germana Nóbrega, Fernanda Lima

Resumo


Resumo: O auto-planejamento do processo de aprendizagem do estudante pode trazer benefícios à realização das tarefas envolvidas nesse processo. Entretanto, uma inspeção prévia na literatura revela uma carência de iniciativas no sentido de prover suporte ao planejamento flexível discente por meio de ferramentas computacionais. Observando as características de um Plano de Aulas proposto pelo docente, foi elaborado um modelo de Plano de Estudo Individual, podendo este ser reformulado progressivamente pelo estudante. Neste artigo, um ambi- ente computacional baseado no conceito de workflow flexível é proposto para dar suporte a tal (re)planejamento.

Abstract: Self-planning of the student’s learning process might bring benefits to the accomplishment of tasks involved in such process. However, a previous ins- pection in the literature reveals a lack of initiatives for supporting the student’s flexible planning by means of computational tools. By observing the features of a Class Plan proposed by the teacher, we prepared a model of Individual Study Plan, which could be progressively updated by the student. In this paper, a computational environment relying upon the concept of flexible workflow is proposed in order to support such a (re)planning process.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.176-186