AVALIANDO A EFETIVIDADE DE UM AGENTE PEDAGÓGICO ANIMADO EMOCIONAL

Patrícia Augustin Jaques, Matheus Lehmann, Karin Samantha Fontes Jaques

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta a avaliação empírica realizada de um agente pedagógico animado e afetivo, chamado Pat (Pedagogical and Affective Tutor), cujo objetivo principal é fornecer suporte emocional ao aluno, motivando-o, encorajando-o a acreditar em suas próprias habilidades, e incentivando-o a aumentar seus esforços e sua motivação intrínseca. A avaliação foi realizada com 39 alunos de uma turma de 7ª série de uma escola local de ensino médio com o objetivo de verificar o impacto do agente afetivo no desempenho dos estudantes. Os resultados indicam a efetividade do suporte afetivo do agente no desempenho dos alunos.

Abstract: This paper presents an empirical evaluation of an animated pedagogical agent, called Pat (Pedagogical and Affective Tutor), which main goal is to provide emotional support to students: motivating and encouraging them and making them increase their efforts and their intrinsic motivation. The evaluation was accomplished with 39 students of a public middle school in order to verify the impact of the affective agent in the students’ performance. The results indicate the effectiveness of the affective support in students’ performance.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.145-154