ARIT - Um Software Baseado em Equivalência de Estímulos Dirigido a Crianças com Histórico de Fracasso na Aprendizagem de Conceitos Aritméticos

Andrea Lilian M. da Costa, Olavo F. Galvão, Benedito P. Ferreira

Resumo


Resumo: Alunos das séries iniciais com freqüência apresentam dificuldade na aprendizagem de fundamentos da matemática, o que, se não corrigido adequadamente, pode trazer graves prejuízos em seu desempenho escolar futuro, nas mais variadas disciplinas. Descreve-se aqui uma experiência com o software ARIT, no ensino da operação de soma a alunos da 1ª série do ensino fundamental, com história de fracasso escolar. A estratégia, envolvendo o paradigma de equivalência, demonstrou eficácia no ensino dessa operação.

Abstract: Students of the initial levels frequently present difficulty in learning fundamentals of mathematics that, if not properly corrected, can lead to serious deficits in their future performance in school, in most disciplines. An experience with software ARIT is described in this paper, in teaching the operation of addition to first grade basic education children with history of school failure. The strategy, involving the equivalence paradigm, demonstrated effectiveness in teaching this operation.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.125-134