Análise do Uso de um Objeto de Aprendizagem Digitalno Ensino de Álgebra

Laécio Nobre de Macêdo, Síntia Labres Lautert, José Aires de Castro Filho

Resumo


Resumo: O presente estudo investigou o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas algébricos e a relação destas estratégias com o pensamento algébrico. A pesquisa foi realizada com alunos do 7º, 8º e 9º ano, de uma escola pública da cidade de Fortaleza. Os pesquisadores realizaram entrevistas clínicas individuais durante a utilização de um Objeto de Aprendizagem (OA) denominado Cartas Interativas. Os resultados obtidos indicam que os alunos desenvolveram características próprias do pensamento algébrico, tais como, o uso da lógica para resolver problemas algébricos e outras estratégias identificadas como: busca pela metade, teste do valor intermediário, uso de cartas conhecidas, análise de intervalo e combinação de estratégias.

Abstract: In This work, the development of strategies for solving algebraic problems and the relationship of these strategies with algebraic thinking have been investigated. The survey was conducted with students in grades 7-9 of a public school in Fortaleza city. The researchers conducted individual clinical interviews during the use of a Learning Object (LO) called "Cartas Interativas" (Interactive Letters). The results indicate that students have developed characteristics of algebraic thinking such as the use of logic to solve algebraic problems and other strategies identified as: search by half; intermediary value test; use of known letters; analysis of interval and combination of strategies.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2008.95-104