Design centrado no usuário de estratégia de ajuda adaptativa

Ana Emilia de M. Queiroz, Alex S. Gomes, Patrícia C. A. R. Tedesco

Resumo


Resumo: Apresentamos um processo de desenvolvimento centrado no usuário para propor uma interface inteligente capaz de ensinar Estruturas aditivas. Um modelo de usuário e uma sociedade de sistemas mutilagentes tornam possível simular o processo de assistência ao usuário durante a resolução de problemas(Scaffolding). Resultados de uma análise qualitativa mostram que neste contexto, o Scaffolding pode ser oferecido com dicas, perguntas, material concreto e artefatos comunicativos.

Abstract: We present a user centered design to create an educational intelligent interface for teaching addictive structures. A user model and architecture for a multiagent system make possible to simulate the process to assist learners during the solving problem (Scaffolding). Qualitative analyses results showed that the Scaffolding in educative interfaces can be offered by metacognitive Scaffolding, hints, asks, and concrete material.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.312-315