PIPA – Programa de Idéias para Avaliação com Mapas Conceituais

Cícero Thiago Nascimento dos Santos, Andréa Pereira Mendonça, Maria Suzana Marc Amoretti

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta o PIPA – Programa de Idéias para avaliação – um software desenvolvido com o objetivo de auxiliar educadores no processo de avaliação usando mapas conceituais. A proposta pedagógica do PIPA é evidenciar os aspectos importantes da compreensão textual presentes na categorização por meio de indicadores de inclusão, restrição e imbricação. O software foi validado através de dois experimentos: (1) estudo sobre orientação a objetos e padrões de projeto (Design Patterns) e (2) estudo de contos folclóricos amazônicos.

Abstract: This paper describes the PIPA – Ideas for Evaluation Program – a software which aims support teachers in the evaluation process by using concept maps. The PIPA's pedagogical proposal is to increase important aspects from textual comprehension of categorization through inclusion, restriction and imbrication. The software validation was done taking into account two experiments: The study (1) of object-oriented programming and design patterns and (2) also from Amazonian folkloric tales.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.159-162