Ambientes virtuais, diálogos reflexivos: Uma experiência de Trabalho Colaborativo na Wiki
Resumo
Resumo: O presente artigo procura trazer uma reflexão acerca de ambientes virtuais de aprendizagem, particularmente a potencialidade da feramenta Wiki na educação. Esta reflexão está centrada na descrição e análise de uma atividade desenvolvida na Wiki por um grupo de três alunos de um programa de mestrado na disciplina Educação em AVA e Ação Docente de uma universidade em São Paulo. O principal objetivo da disciplina foi estudar e vivenciar ambientes virtuais de aprendizagem. A atividade consistiu em trabalhar de forma colaborativa para a construção do conceito de ambientes virtuais. O projeto para a atividade nasceu complexo porque o grupo acabou desenvolvendo um meta-aprendizado, ou seja, aprender sobre ambiente virtual em pelo menos dois ambientes virtuais, no caso a plataforma Moodle e a Wiki hospedado nesta plataforma.
Abstract: O presente artigo procura trazer uma reflexão acerca de ambientes virtuais de aprendizagem, particularmente a potencialidade da feramenta Wiki na educação. Esta reflexão está centrada na descrição e análise de uma atividade desenvolvida na Wiki por um grupo de três alunos de um programa de mestrado na disciplina Educação em AVA e Ação Docente de uma universidade em São Paulo. O principal objetivo da disciplina foi estudar e vivenciar ambientes virtuais de aprendizagem. A atividade consistiu em trabalhar de forma colaborativa para a construção do conceito de ambientes virtuais. O projeto para a atividade nasceu complexo porque o grupo acabou desenvolvendo um meta-aprendizado, ou seja, aprender sobre ambiente virtual em pelo menos dois ambientes virtuais, no caso a plataforma Moodle e a Wiki hospedado nesta plataforma.
Abstract: O presente artigo procura trazer uma reflexão acerca de ambientes virtuais de aprendizagem, particularmente a potencialidade da feramenta Wiki na educação. Esta reflexão está centrada na descrição e análise de uma atividade desenvolvida na Wiki por um grupo de três alunos de um programa de mestrado na disciplina Educação em AVA e Ação Docente de uma universidade em São Paulo. O principal objetivo da disciplina foi estudar e vivenciar ambientes virtuais de aprendizagem. A atividade consistiu em trabalhar de forma colaborativa para a construção do conceito de ambientes virtuais. O projeto para a atividade nasceu complexo porque o grupo acabou desenvolvendo um meta-aprendizado, ou seja, aprender sobre ambiente virtual em pelo menos dois ambientes virtuais, no caso a plataforma Moodle e a Wiki hospedado nesta plataforma.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.71-74