Integrando Técnicas de Planejamento apoiado em Inteligência Artificial e Workflow na geração de Modelos aplicados em Ensino a Distância

Everton H. de Freitas, Carlos R. Lopes

Resumo


Resumo: A tecnologia de Workflow apresenta-se como uma alternativa adequada na modelagem de cursos para o Ensino a distância. Para agilizar o processo de modelagem, propõe-se a integração de uma técnica de Inteligência Artificial conhecida como Planejamento Condicional. Essa técnica é aplicada na criação de modelos que representam a estrutura de cursos para Ensino a Distância apoiado na Internet permitindo, assim, modelos dinâmicos com pouca intervenção humana. Essa técnica foi implementada no sistema SisMap criado pelos autores deste trabalho. A descrição desse sistema juntamente com a arquitetura de um sistema de EAD e caso de uso, bem como os resultados obtidos estão descritos neste artigo.

Abstract: The Workflow technology is an adequate alternative to model distance learning courses. This modeling process can be enhanced by using Artificial Intelligence Planning techniques. In this work, we apply a conditional planning technique in the creation of models that represent the structure of distance learning courses allowing dynamic models with little human intervention. This technique is present in the SisMap system created by the authors. The description of the SisMap system and its use in distance learning are presented in this paper.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2007.92-102