Explorando Arquiteturas Pedagógicas Recomendadas por meio de Agentes e Ontologia de Modelo do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo
Normalmente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), utilizados em cursos de educação a distância e em semipresenciais, são apresentados da mesma forma para todos os alunos. Isto pode dificultar o processo de aprendizagem efetiva de cada aluno. A abordagem adotada para a solução deste problema neste artigo baseia-se em um arcabouço chamado AMPARA, que permite adaptação de recursos para alunos em AVAs e o acompanhamento do aluno no decorrer do seu curso, permitindo a sua construção do conhecimento, utilizando a tecnologia de sistema multiagente que manipula uma ontologia de modelo aberto de aluno. Um dos recursos do AMPARA é a recomendação e adaptação de Arquiteturas Pedagógicas contendo propostas de atividades construtivistas para os alunos terem uma aprendizagem mais efetiva do conteúdo de um determinado curso. Resultados obtidos em uma disciplina de Algoritmos e Programação mostram a viabilidade da proposta.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1157