Explorando Arquiteturas Pedagógicas Recomendadas por meio de Agentes e Ontologia de Modelo do Aluno em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Vitor Bremgartner, José Francisco Netto, Crediné de Menezes

Resumo


Normalmente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), utilizados em cursos de educação a distância e em semipresenciais, são apresentados da mesma forma para todos os alunos. Isto pode dificultar o processo de aprendizagem efetiva de cada aluno. A abordagem adotada para a solução deste problema neste artigo baseia-se em um arcabouço chamado AMPARA, que permite adaptação de recursos para alunos em AVAs e o acompanhamento do aluno no decorrer do seu curso, permitindo a sua construção do conhecimento, utilizando a tecnologia de sistema multiagente que manipula uma ontologia de modelo aberto de aluno. Um dos recursos do AMPARA é a recomendação e adaptação de Arquiteturas Pedagógicas contendo propostas de atividades construtivistas para os alunos terem uma aprendizagem mais efetiva do conteúdo de um determinado curso. Resultados obtidos em uma disciplina de Algoritmos e Programação mostram a viabilidade da proposta.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1157