Recomendação de Objetos de Aprendizagem utilizando Filtragem Colaborativa: Uma comparação entre abordagens de pré-processamento por meio de clusterização
Resumo
No contexto de e-learning, a filtragem colaborativa pode servir para a recomendação de objetos de aprendizagem aos estudantes e professores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Ainda que tal técnica apresente grande potencial no contexto educacional, os estudos existentes sobre sua utilização nesse domínio são bastante limitados, sobretudo pelas barreiras encontradas na disponibilização de conjuntos de dados para teste e avaliação. O presente trabalho avalia dois métodos de pré-processamento por meio de clusterização para a posterior utilização por um algoritmo de filtragem colaborativa utilizando uma base de dados de ratings de objetos de aprendizagem coletada do tradicional repositório MERLOT. Os resultados iniciais encontrados apontam que o agrupamento de objetos de aprendizagem melhora o desempenho do algoritmo de filtragem colaborativa.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1127