A informática utilizada como ferramenta pedagógica: relato de experiência com a Base de Dados ASFA

Mariluci Zanela, Glaucia da Silva Brito

Resumo


Resumo: Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do uso da informática na educação, mais precisamente na sala de aula, através da análise da base de dados ASFA (Aquatic Sciences & Fisheries Abstracts), no curso de Oceanografia do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná. A base foi utilizada como uma ferramenta de pesquisa científica, onde os alunos desenvolveram atividades cooperativas utilizando a internet. A pesquisa mostrou que a utilização do ASFA é um instrumento pedagógico que proporciona a geração de conhecimento através da pesquisa. Em função dos resultados, o mesmo será utilizado em outras disciplinas e na residência do aluno, como ferramenta de consulta contínua.

Abstract: This study describes an educational experience on the use of the data base ASFA (Aquatic Sciences & Fisheries Abstracts), with undergraduate students of Oceanography at Centro de Estudos do Mar, Universidade Federal do Paraná. The data base was used as a tool to recover scientific literature using internet and show up as a very efficient pedagogic technique. The main reasons for being well accepted by students are the easy-friendly interface and the concentration of large amount of information. Besides, the access is free and easy, and the students can use it even from home.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.9-12