Um Framework de Navegação Adaptativa para Sistemas deHipermídia Educacionais
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um modelo computacional de estruturação e navegação adaptativa (Brusilosvky, 1996) para hipermídias educacionais, baseado na tecnologia de hipermídia, técnicas de navegação adaptativa, aprendizagem significativa e mapas conceituais. A navegação no hiperdocumento pode ser adaptada colaborativamente conforme os objetivos e interesses dos usuários, através da aplicação de um modelo conexionista, que cria associações com base nos caminhos percorridos, computando o tempo de permanência em cada nodo e conforme o resultado de avaliações de aprendizagem. Foi desenvolvido um protótipo denominado ADHE - Adaptive Hypermedia on Education, com o objetivo de avaliar o framework proposto. Um estudo de caso exemplifica como os conceitos do framework são integrados no protótipo visando evitar a sobrecarga cognitiva e desorientação e maximizar o processo de aprendizagem.
Abstract: Este artigo apresenta um modelo computacional de estruturação e navegação adaptativa (Brusilosvky, 1996) para hipermídias educacionais, baseado na tecnologia de hipermídia, técnicas de navegação adaptativa, aprendizagem significativa e mapas conceituais. A navegação no hiperdocumento pode ser adaptada colaborativamente conforme os objetivos e interesses dos usuários, através da aplicação de um modelo conexionista, que cria associações com base nos caminhos percorridos, computando o tempo de permanência em cada nodo e conforme o resultado de avaliações de aprendizagem. Foi desenvolvido um protótipo denominado ADHE - Adaptive Hypermedia on Education, com o objetivo de avaliar o framework proposto. Um estudo de caso exemplifica como os conceitos do framework são integrados no protótipo visando evitar a sobrecarga cognitiva e desorientação e maximizar o processo de aprendizagem.
Abstract: Este artigo apresenta um modelo computacional de estruturação e navegação adaptativa (Brusilosvky, 1996) para hipermídias educacionais, baseado na tecnologia de hipermídia, técnicas de navegação adaptativa, aprendizagem significativa e mapas conceituais. A navegação no hiperdocumento pode ser adaptada colaborativamente conforme os objetivos e interesses dos usuários, através da aplicação de um modelo conexionista, que cria associações com base nos caminhos percorridos, computando o tempo de permanência em cada nodo e conforme o resultado de avaliações de aprendizagem. Foi desenvolvido um protótipo denominado ADHE - Adaptive Hypermedia on Education, com o objetivo de avaliar o framework proposto. Um estudo de caso exemplifica como os conceitos do framework são integrados no protótipo visando evitar a sobrecarga cognitiva e desorientação e maximizar o processo de aprendizagem.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.29-31