Learning Companions no Ensino a Distância

Rafael A. Faraco, Marta C. Rosatelli, Fernando A. O. O. Gauthier

Resumo


Resumo: Atualmente existe um interesse crescente no desenvolvimento de sistemas computacionais que provêem uma forma de educação alternativa às salas de aula tradicionais, como por exemplo, o Ensino a Distância e os Sistemas Tutores Inteligentes. Dentro desta perspectiva, este artigo apresenta o LeCo-EAD, um Sistema Learning Companion para o ensino a distância baseado na web. LeCo-EAD includi três tipos de learning companions - colaborador, aprendiz e trouble maker - que estão sempre disponíveis para interagir com os estudantes a distância. O artigo apresenta ainda, a avaliação do LeCo-EAD, que foi feita dentro de uma abordagem formativa, com alunos e professores de um curso de Programação Orientada a Objetos com Java.

Abstract: Atualmente existe um interesse crescente no desenvolvimento de sistemas computacionais que provêem uma forma de educação alternativa às salas de aula tradicionais, como por exemplo, o Ensino a Distância e os Sistemas Tutores Inteligentes. Dentro desta perspectiva, este artigo apresenta o LeCo-EAD, um Sistema Learning Companion para o ensino a distância baseado na web. LeCo-EAD includi três tipos de learning companions - colaborador, aprendiz e trouble maker - que estão sempre disponíveis para interagir com os estudantes a distância. O artigo apresenta ainda, a avaliação do LeCo-EAD, que foi feita dentro de uma abordagem formativa, com alunos e professores de um curso de Programação Orientada a Objetos com Java.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.7-9