Objetos Inteligentes de Aprendizagem: uma abordagem baseada em agentes para objetos de aprendizagem

Eduardo Rodrigues Gomes, Ricardo Azambuja Silveira, Rosa Maria Viccari

Resumo


Resumo: Este artigo discute a utilização de tecnologias de agentes em objetos de aprendizagem como forma de dar maior flexibilidade e adaptabilidade a estes, transformando-os em Objetos Inteligentes de Aprendizagem (ILO). ILOs são agentes que desempenham o mesmo papel que objetos de aprendizagem. Este artigo complementa artigos anteriores relatando as potencialidades de tal abordagem e propondo uma arquitetura multiagente.

Abstract: Este artigo discute a utilização de tecnologias de agentes em objetos de aprendizagem como forma de dar maior flexibilidade e adaptabilidade a estes, transformando-os em Objetos Inteligentes de Aprendizagem (ILO). ILOs são agentes que desempenham o mesmo papel que objetos de aprendizagem. Este artigo complementa artigos anteriores relatando as potencialidades de tal abordagem e propondo uma arquitetura multiagente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.389-398