Avaliação de Aprendizagem Significativa Usando Mapas Conceituais num Ambiente Cooperativo

Marcos José Silva e Cunha, Clovis Torres Fernandes , Nizam Omar, Vagner da Silva

Resumo


Resumo: Nos modelos tradicionais de avaliação, é verificado por meio de exames e testes, se o aprendiz assimilou os conhecimentos que lhe foram transmitidos, é valorizado a aferição das quantidades aprendidas desses conhecimentos. Esse modelo de avaliação contempla apenas determinadas habilidades cognitivas do aprendiz. Os mapas conceituais servem como técnicas de avaliação de aprendizagem que ajudam a eliminar algumas dessas dificuldades encontradas na avaliação tradicional. O artigo apresenta um ambiente baseado na Web que oferece suporte para o acompanhamento de atividades cooperativas de avaliação de aprendizagem significativa. Com este esquema, deseja-se verificar se o aprendiz, após certo período de atividades de aprendizagem, atingiu os objetivos instrucionais estabelecidos. O ambiente faz uso dos recursos computacionais atuais e oferece um grupo de ferramentas que visam contribuir com a área educacional e facilitar o trabalho mental dos aprendizes melhorando o desempenho no processo de construção do conhecimento.

Abstract: Nos modelos tradicionais de avaliação, é verificado por meio de exames e testes, se o aprendiz assimilou os conhecimentos que lhe foram transmitidos, é valorizado a aferição das quantidades aprendidas desses conhecimentos. Esse modelo de avaliação contempla apenas determinadas habilidades cognitivas do aprendiz. Os mapas conceituais servem como técnicas de avaliação de aprendizagem que ajudam a eliminar algumas dessas dificuldades encontradas na avaliação tradicional. O artigo apresenta um ambiente baseado na Web que oferece suporte para o acompanhamento de atividades cooperativas de avaliação de aprendizagem significativa. Com este esquema, deseja-se verificar se o aprendiz, após certo período de atividades de aprendizagem, atingiu os objetivos instrucionais estabelecidos. O ambiente faz uso dos recursos computacionais atuais e oferece um grupo de ferramentas que visam contribuir com a área educacional e facilitar o trabalho mental dos aprendizes melhorando o desempenho no processo de construção do conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.110-119