Utilizando Agentes e Ontologia de Modelo de Aluno Aberto para Prover Adaptação de Conteúdos Construtivistas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Resumo
Normalmente, os recursos existentes em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), utilizados em cursos de educação a distância e em semipresenciais, são apresentados da mesma forma para todos os alunos. Isto pode não ser útil para a aprendizagem efetiva de cada aluno. Diante deste problema, este artigo apresenta uma estratégia que permite adaptação de recursos para alunos em AVAs com base em uma abordagem construtivista, utilizando a tecnologia de sistema multiagente que manipula uma ontologia de modelo de aluno aberto composto de várias características do aluno, tais como competências, habilidades, equipamento que o aluno utiliza, o desempenho nas atividades, frequência e estilos de aprendizagem. O modelo de aluno é alterado dinamicamente durante o curso, através das interações do aluno com o AVA. Além disso, este modelo é apresentado para o aluno, com o objetivo de o aluno conhecer seu estado atual no curso. Resultados obtidos em uma disciplina de Cálculo Numérico mostram a viabilidade da proposta.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.1283