Jogo da Trilha Topológica: Proposta de Convalidação na versão virtual

Carla V. M. Marques, Carlo E. T de Oliveira, Claudia L. R. Motta, Letícia P. M. da Cunha, Marcelo Ramos, Walter A. O. Bicalho

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de analisar e compreender como se constitui o processo funcional e as representações cognitivas da criança em sua interação com jogos virtuais. Partindo desse princípio pretendemos convalidar o jogo da Trilha Topológica, visto que se apresenta nas versões manipulável e virtual com resultados de aplicação em ambas. Este jogo em sua versão manipulável foi analisado pela equipe de pesquisa experimental de Barbel Inhelder e Guy Cellérier, em 1996. Em sua versão virtual foi aplicado e analisado por pesquisadores de Neuropedagogia do curso de mestrado em Informática, do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em crianças e jovens, na Agenda Rio +20 & Você, inserido na Cúpula Mundial de Educação Metacognitiva.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.657