Influência da linguagem no ensino introdutório de programação

Alexandre de A. Barbosa, Dyego Í. S. Ferreira, Evandro B. Costa

Resumo


As dificuldades enfrentadas pelos alunos nas disciplinas introdutórias de programação causam um grande número de reprovações, o que ocasiona atraso dos estudos e aumento da evasão nos cursos de computação. Para abordar parte desse problema, investigou-se, no presente trabalho, uma de suas facetas, concernente à possibilidade de influência que uma linguagem de programação possa ter sobre a aprendizagem dos estudantes. Neste trabalho é apresentado um estudo de caso baseado em dados históricos, onde é realizada uma análise sobre a influência da linguagem no ensino introdutório de programação. Dois cenários foram investigados, um onde são consideradas todas as matrículas, e outro no qual se considerou apenas os alunos novatos. Os resultados observados sugerem que a linguagem Python é significativamente melhor que a linguagem C como primeira linguagem de programação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2014.612