Modelando Ambientes de Aprendizagem Virtuais utilizando Role-Playing Games
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o estado da arte no que diz respeito à utilização dos RPG (Role-Playing Games) digitais no processo de ensino-aprendizagem e descreve o projeto de modelagem de uma aplicação educacional que visa à construção de mundos virtuais persistentes. O projeto REVOLUTION (digital RolE-playing game enVirOment for Learners edUcaTION) consiste no desenvolvimento de um ambiente para a criação de mundos virtuais persistentes utilizando RPG no contexto do ambiente escolar. Detalha-se o funcionamento dos “RPG de mesa”, pois este conhecimento é fundamental para o bom entendimento das modalidades digitais e discutem-se as potencialidades e exemplos práticos da utilização dos RPG (mesa e digitais) que estão sendo utilizados no suporte ao processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The aim of this paper is to describe the theoretical uphold, and design features related to REVOLUTION (digital RolE-playing game enVirOment for Learners edUcaTION) project. The project intends to explore the possibilities to apply RPG (Role- Playing Game) concepts to build an educational environment to support learning activities. The general idea is to create a solving-problem environment based on 2D Virtual Reality features. Some concepts related to table and digital RPG is also discussed.
Abstract: The aim of this paper is to describe the theoretical uphold, and design features related to REVOLUTION (digital RolE-playing game enVirOment for Learners edUcaTION) project. The project intends to explore the possibilities to apply RPG (Role- Playing Game) concepts to build an educational environment to support learning activities. The general idea is to create a solving-problem environment based on 2D Virtual Reality features. Some concepts related to table and digital RPG is also discussed.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.683-692