Um Ambiente Virtual Inteligente e Adaptativo para a Educação a Distância

Cássia Trojahn dos Santos, Fernando Santos Osório

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta um ambiente virtual tridimensional inteligente e adaptativo para a Educação a Distância. No ambiente, utilizado para a disponibilização de conteúdos, a característica de adaptação está relacionada com as possibilidades de re-organização do mesmo (conforme inserção, remoção ou atualização das informações) e de personalização da apresentação dos conteúdos, conforme interesses e preferências dos usuários. Para isto, um perfil de conteúdo e um perfil de usuário são utilizados no processo de adaptação. Além disso, o ambiente é habitado por entidades inteligentes que atuam como assistentes dos usuários durante a navegação e localização de informações relevantes, bem como auxiliam na organização dos conteúdos a serem disponibilizados.

Abstract: This article presents an intelligent, adaptable, three-dimensional and virtual environment for distance learning. In the environment, which is used to make contents available, the adaptation characteristic is related with the possibilities of reorganization of the environment (as insertion, removal or update of the information) and of personalization of the presentation of the contents, as users’ interests and preferences. For this, a profile of content and a user’s profile are applied in the adaptation process. Moreover, the environment is inhabited by intelligent entities that act as assistants of the users during the navigation and localization of information, as well as they assist the organization of the contents.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.615-624