Planejamento Instrucional Reativo para o Sequenciamento Automático do Currículo

Bruno Queiroz Pinto, Carlos Roberto Lopes, Márcia Fernandes

Resumo


Resumo: Neste artigo descreve-se um algoritmo para a geração automática de currículo que estará presente em um ambiente de apoio a educação a distância usando a Web. Este algoritmo será implementado em um agente pedagógico cuja arquitetura é baseada em duas camadas. Uma camada é responsável pela geração automática do currículo utilizando técnicas de planejamento apoiado em Inteligência Artificial. A outra camada é responsável pela execução do plano e também por reagir a eventos externos que correspondem a interações do estudante com o sistema.

Abstract: In this paper we describe an algorithm for the automatic curriculum generation that will be present in a support environment for long-distance education using the Web. This algorithm will be implemented in a pedagogical agent whose architecture is based on two layers. One layer is responsible for generating a curriculum based on an algorithm that uses artificial intelligence planning techniques. Another layer is responsible for the execution of the plan and also for reacting to external events that correspond to the interactions of the student with the system.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.565-575