Uma Ferramenta de Autoria para um Sistema Educacional Apoiado na Web

Flávio Ferreira Borges, Fabiano Dorça, Bruno Queiroz, Márcia A. Fernandes, Carlos R. Lopes, Anderson A. Teymeny, André Ramos

Resumo


Resumo: Este artigo tem como objetivo propor uma ferramenta de autoria a ser usada em um sistema educacional apoiado na Web. O foco da ferramenta está na edição do conteúdo a ser inserido pelo professor/autor. Tal ferramenta oferece recursos para inclusão de conceitos e seus relacionamentos, o que forma um grafo conceitual. A partir do grafo conceitual um algoritmo de planejamento poderá gerar automaticamente seqüências de ensino personalizadas.

Abstract: This work describes an authoring tool to be used in a web-based educational system. The tool is focused on the content edition. It allows the introduction of concepts and their relationships, which makes up a conceptual graph. Based on the conceptual graph, a planning algorithm is capable of generating a curriculum to be delivered to a learner.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.555-564