Autoria de Diretrizes Pedagógicas Destinadas ao Treinamento das Múltiplas Capacidades da Perícia em Conceitos Visuais Complexos

Ligia Flávia Antunes Batista, Alexandre Ibrahim Direne, José Tarcísio Pires Trindade, Itana Maria de Souza Gimenes, Omar Gemha Taha

Resumo


Resumo: Até a presente data não houve quase nenhum esforço de pesquisa em aplicações de modelos pedagógicos para o ensino de conceitos visuais complexos no contexto de ambientes de autoria. Este artigo descreve como princípios cognitivos e computacionais podem ser aplicados na criação de modelos pedagógicos destinados ao ensino de longo prazo. Uma abordagem de um sistema de autoria orientado à radiologia médica, que considera uma influência importante do conhecimento de um especialista é apresentada. Esta abordagem inclui a noção de mapas de direcionamento pedagógico, os quais podem ser utilizados no desenvolvimento das capacidades apropriadas de um aprendiz, de acordo com o estágio de aquisição de conhecimento. Uma parte substancial dos elementos teóricos foi implementada em um protótipo de sistema de autoria denominado CHAPLIM.

Abstract: In the world of Authoring Systems research, the connection between pedagogic models and learner models has been largely ignored. Similarly, previous work has not accounted for visual concept tutoring based on the underlying pedagogic directives. This paper describes how cognitive and computational concepts can be applied to build pedagogic models for long-term tutorial interactions. An approach to the design of an authoring system for medical Radiology that shows an important influence of an expert's knowledge is showed. The approach includes the notion of pedagogic directive maps, which can be applied to develop appropriate learner habilities, according to the different stages of skill acquisition. A substantial part of the theoretical findings has been implemented in the CHAPLIM prototype authoring system.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.545-554