Modelando um ambiente de aprendizagem na Web: a importância de formalização do processo de desenvolvimento

Sabrina Marczak, Lucia Giraffa, Gláucio Almeida, Marcelo Blois

Resumo


Resumo: Com o aumento da complexidade dos softwares educacionais em relação aos sistemas produzidos anos atrás, da diversidade de tecnologias adotadas e do grande número de pessoas envolvidas, tornou-se inadequado projetar um programa educacional sem utilizar- se um processo bem definido para orientar o seu desenvolvimento. Neste contexto, este artigo tem como objetivo descrever o processo de desenvolvimento do ambiente PROOGRAMA, desde sua fase de concepção, modelagem e parte de sua implementação, baseado no Microsoft Solutions Framework Process Model. O projeto foi concebido para oferecer um conjunto de recursos, denominados ferramentas virtuais, e um grupo de agentes para monitorar informações oriundas da interação entre alunos e professores usuários do ambiente.

Abstract: With the increase of the educational software complexity in relation to the systems produced years ago, the diversity of adopted technologies and the great number of involved people, it became inadequate to design and develop educational software without using a well-defined process to guide its development. In this context, the aim of this paper is to describe the PROOGRAMA development process supported by a Software Engineering methodology, the Microsoft Solutions Framework Process Model. The PROOGRAMA environment intends to support teaching/learning activities. It is based on a set of resources and functionalities that allow students and teacher to exchange information about results from evaluating process.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.535-544