Modelagem de ambientes de aprendizagem baseado na utilização de agentes FIPA

Ricardo Azambuja Silveira, Rosa Vicari, Eduardo Rodrigues Gomes

Resumo


Resumo: Este artigo situa-se na área de Inteligência Artificial aplicada à Educação e enfoca o uso de Sistemas Multiagentes em ambientes de ensino voltados para a Educação à Distância. Propõe uma arquitetura constituída por um conjunto de recursos para a construção de Ambientes Inteligentes Distribuídos de Ensino. Esta arquitetura é baseada numa sociedade composta por agentes autônomos e cooperativo, compatíveis com o padrão FIPA, uma organização que visa padronizar as tecnologias de sistemas multiagentes de forma a permitir a interoperabilidade entre eles. Este artigo apresenta uma proposta de arquitetura de ambiente de aprendizagem baseado na sociedade de agentes, que suporta os padrões FIPA.

Abstract: This paper deals with Artificial Intelligence applied to Education end describes the use of multiagents approach in distance education learning systems. It proposes a framework to design intelligent distributed learning environments. This framework is based on an autonomous and cooperative agents’ society. The agents are FIPA standard compatible. FIPA is an organization wish intend to create open standard technologies of multiagent system, in order to promote agent interoperability. This paper presents the purposed architecture of the learning environment based on FIPA compliant agent society.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.475-484