jXChat - Um Sistema de Comunicação Eletrônica Inteligente para apoio a Educação a Distância

Francisco José Martins, Débora Nice Ferrari, Cláudio F. R. Geyer

Resumo


Resumo: As ferramentas de comunicação síncronas estão dentre as várias possibilidades de comunicação em ambientes de Ensino a Distância. Todavia, do ponto de vista do professor, o gerenciamento dos debates e da participação dos alunos em ferramentas deste tipo constitui- se uma tarefa bastante trabalhosa. A proposta deste trabalho consiste na modelagem de um sistema de comunicação eletrônica, mais precisamente uma ferramenta síncrona para troca de mensagens conhecida como chat, para uso em ambientes de Ensino. O direcionamento da comunicação será feito através de um Tutor Inteligente, com o propósito de motivar a troca de mensagens entre os usuários, alertá-lo, no caso de ausência, e fornecer ao professor detalhes no que diz respeito ao percentual de participação de cada aluno ao final do debate, buscando assim auxiliar na avaliação do processo de ensino e aprendizagem em ambientes de ensino a distância.

Abstract: Synchronous communication tools are possible options for communication in distance learning environment. However, management of student's discussion and participation in these kind of tool is a hard task from the teacher point of view. This work proposes a model of a electronic communication system. Actually the system is a synchronous communication tool, usually called chat, to be used on in distance learning environment. The system's resources will be adapted, using artificial intelligence techniques, aiming to obtain more precise information about communication between students and teachers, which are interacting in a virtual way. The communication will be done using a intelligent tutor, aiming to motivate message exchange between users, to warn users in case o absence, and to give some information to teachers when discussion finish. This information are concerned to participation percentage of each student and it can be used to help evaluation of the teaching- learning process in distance learning environment.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.445-454