Acessibilidade Tecnológica e Pedagógica na Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação por Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais

Claudia Regina Uchoa de Lima , Lucila Maria Costi Santarosa

Resumo


Resumo: Este artigo trata de uma investigação, no âmbito da Informática na Educação Especial no que se refere à acessibilidade às tecnologias de informação e comunicação (TIC) utilizadas como apoio educacional por pessoas com necessidades educacionais especiais (PNEEs). Portanto, tem como objetivo estudar o campo da acessibilidade homem-computador e especificamente uma análise de recursos de acessibilidade técnico-pedagógicos para PNEEs e procura responder a seguinte questão desta pesquisa: "Que recursos tecnológicos e pedagógicos necessitam PNEEs para apropriação de ferramentas computacionais, na interação com ambientes digitais/virtuais?" Neste sentido, realizamos uma revisão de literatura da acessibilidade digital, para contextualizar o tema e obter sinalizadores na forma de premissas que fundamentam os pressupostos de acessibilidade tecnológicos e, a partir deste contexto, apresentamos recomendações de acessibilidade à Web, dispositivos de hardware e software que possibilitam o acesso ao computador e ao software convencional. Como aporte pedagógico, utilizamos a teoria sócio-histórica que considera importante para o desenvolvimento humano, a apropriação das experiências presentes na cultura pelos indivíduos, no nosso caso, as TIC. Foi adotada a metodologia qualitativa e para a coleta e análise de dados, optamos pelo estudo de caso através da observação direta, que incluíram como sujeitos de pesquisa pessoas com necessidades especiais distintas.

Abstract: This article is an investigation in the extent of the Computer Science concerning the Special Education in what it refers to access to the technologies of information and communication (TIC) as educational support by individuals with special educational needs (PNEEs). Therefore, it aims at studying the field of access from users to computing and particularly analyse the resources of technological and pedagogical access for PNEEs. Its goal is answering the following issue of this research: "Which technological and pedagogical resources do PNEEs need to master computing tools in the interaction to digital/virtual environments?" In this sense, it has been held a literature review of the digital access to contextualize the theme and to obtain indications as premises that sustain the presuppositions of technological access. Through this contextualization, WEB access guidelines, hardware devices and software that enable computer access and the use of conventional software, have been presented. As a pedagogical approach, a social historical theory we consider important to the human development; the mastering of the experiences present in culture by individuals (TIC), has been used. The adopted methodology has been the qualitative and case studying through direct observation including as research subjects people with different special needs.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2003.415-424